Sindes compõe diretoria da Fites

O Sindes Florianópolis e Região Sul participou do 3º Congresso da Fites realizado nos dias 25 e 26 de agosto, em Fortaleza. No 3º Confites foi eleita a nova direção da federação. Houve chapa única e o Sindes integra a diretoria, onde elegeu os companheiros Edilson Santos para presidente da Federação, Cristiane Silva para a secretaria geral e Sivandra Krauspenhar para o conselho Fiscal.

O sindicato também participou da Plenária de Prestação de Contas da Fites que aprovou as contas referentes ao período anterior e o orçamento de 2013, além do Congresso de Reforma Estatutária que aprovou o novo estatuto da federação. Entre as mudanças da reforma estatutária estão a transformação da Fites, que hoje é Interestadual, em uma federação nacional, dando mais força a nossa luta e organização política. Além disso, foi criada a secretaria de saúde do trabalhador.

Durante os debates do 3º Confites foi enfatizado a necessidade da luta unificada com as demais categorias de trabalhadores, a luta pelo fim do assédio moral dentro dos sindicatos, a discussão e implementação, na Fites e nos estados, de programas de saúde do trabalhador e o fortalecimento da Federação, tendo em vista que uma Fites forte fortalecerá a luta nos estados.

No debate sobre Os Novos Rumos do Sindicalismo no Século XXI, realizado durante o Congresso, Alessandra Parreiras, Secretária de Relações do Trabalho da Superintendência Regional do Estado de Minas Gerais, disse que “a categoria de sindicatários é uma das mais sofridas”. Lembrou que a prática de assédio moral tanto combatida pelos sindicalistas é reproduzida nas estruturas sindicais. Ela falou também que é preciso combater estas práticas anti-sindicais e afirmou que os sindicatos passam hoje por uma crise de identidade sendo necessário debater os rumos do sindicalismo no país.

Carlos Antonio Chagas, advogado trabalhista e coordenador do Departamento Jurídico do Sindicato dos Bancários do Ceará, alertou sobre a falta de solidariedade nas relações de trabalho e sobre a destruição das lutas coletivas provocada pelo neoliberalismo. Criticou ainda a postura do Poder Judiciário que julga ilegal greves legítimas dos trabalhadores, impõe os interditos proibitórios e chega a exigir que 80% dos trabalhadores retornem ao trabalho, minando o movimento paredista. O advogado comentou ainda sobre a ameaça da desregulamentação e flexibilização das leis trabalhistas, lembrou que os trabalhadores cada vez mais precisam ser polivalentes, exercendo várias funções aos mesmo tempo, o que leva ao adoecimento e acirra o assédio moral nos locais de trabalho.

Gérson Marques, vice coordenador da Coordenação Nacional e Promoção da Liberdade Sindical (Conalis) do Ministério Público do Trabalho, lembrou da divisão dos sindicalistas e da falta de união que assola o movimento atualmente prejudicando as lutas conjuntas e diminuindo a força dos trabalhadores. “Sem união e organização não haverá mais conquista para a classe trabalhadora”.

Humberto Marcial Fonseca, advogado e assessor da Fites, lembrou das conquistas da Fites desde a sua criação como o registro sindical e da inserção da categoria sindicatária no Cadastro de Ocupações Brasileiras (COB). Reforçou ainda que uma Federação precisa ser forte e os sindicatos se sentirem representados nela. Disse que a luta pela liberação sindical e o fim do assédio moral devem estar na pauta da Federação e ser bandeira dos sindicatos que a compõe.

Mais uma etapa cumprida pelos sindicatários que agora precisam seguir na luta como categoria organizada e reconhecida. Temos orgulho de contribuir e estar muitas vezes à frente da luta de muitas categorias de trabalhadores, realizando nossos trabalhos nas entidades sindicais. Mas precisamos também ser respeitados e valorizados como trabalhadores que somos.

Todo mudo junto somos mais fortes!

Texto e fotos produzidos por Marcela Cornelli, jornalista e diretora de Comunicação do Sindes

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s