As lutas do Sindes em 2012

seminario_saude_sindesO ano de 2012 foi de muita luta e desafios. Começamos nossa batalha discutindo com a categoria sobre saúde e realizamos em março o 2º Seminário de Saúde do Trabalhador. O evento, que contou com a participação da Fites, apontou problemas e indicou soluções para as situações de assédio moral ocorridas dentro das entidades sindicais, situações essas que contribuem para o adoecimento dos trabalhadores.

Continuamos nossa jornada e em maio, realizamos o 2º Curso de Formação Sindical. Um momento importante de reflexão e discussão da nossa sociedade e do papel que desempenhamos nela. Além disso, foi um espaço para discutir as relações de trabalho dentro das organizações sindicais. Também realizamos a primeira sessão do Cine Sindes: pipoca com política, onde fizemos a exibição de um filme que retratava a temática da luta dos trabalhadores. A apresentação do longametragem e o debate marcaram o dia 1º de maio – Dia do Trabalhador.

Discutimos também as questões específicas da categoria e aprovamos em uma assembleia, em julho, a pauta de reivindicações para 2012. Fechamos 25 Acordos Coletivos de Trabalho com os sindicatos empregadores.

12Participamos do Congresso da Fites em agosto. No mesmo mês, debatemos com a categoria sobre a luta contra o preconceito, contra a homofobia, o machismo e pelo respeito à diversidade. Muitas vezes essa discussão vem sendo relegada a segundo plano pelos movimentos sociais e sindicatos. Realizamos na mesma ocasião, a segunda sessão do Cine Sindes: pipoca com política, marcando o dia 29 de agosto – Dia da Visibilidade Lésbica, trazendo para Florianópolis o premiado cineasta Vagner de Almeida, que exibiu seu documentário Sou mulher, sou brasileira, sou lésbica.

Em outubro, foi a vez de realizarmos o 3º Curso de Formação Sindical. A atividade, uma continuação do curso realizado no início do ano, aprofundou as discussões sobre a origem da sociedade de classes e os limites e possibilidades da luta política.

Encerrando o ano, realizamos em novembro o planejamento estratégico do Sindes, onde foi definido as bandeiras de luta que nortearão a atuação da entidade em 2013. 3_curso_formacao_sindes

Embora seja nossa prioridade essa atuação junto a categoria, o sindicato também participou de mobilizações que aconteceram em outras frentes e categorias de Santa Catarina. Estivemos presente na 2ª Marcha das Vadias. Participamos de debates sobre a luta por moradia, onde fizemos uma campanha de arrecadação de donativos para a comunidade do bairro José Nitro que havia sido despejada pela prefeitura de São José. Também participamos do ato contra o genocídio do povo guarani-kaiowá na Capital. Todas essas atividades foram registradas e estão na nossa página na internet, como também nas redes sociais.

Em 2013, o Sindes continuará pautado pela luta em defesa dos trabalhadores.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s