Plebiscito Popular será lançado em Florianópolis

No dia 18 de dezembro às 15 horas, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, acontecerá o Lançamento Estadual do “Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político”, que tem como objetivo garantir maior participação popular na política – transferindo certos poderes dos parlamentares diretamente às pessoas – e propor um novo sistema de representação para o país.

Para que essa grande proposta seja levada a cabo, entidades e movimentos sociais de todo o Brasil desejam que seja realizada uma Constituinte Exclusiva para debater o assunto e propor mudanças. Diferente de uma Constituinte “normal”, na qual os governantes se reúnem para decidir e elaborar uma Constituição para o país, a Constituinte Exclusiva é formada apenas por representantes do povo, sem a participação de políticos e sem ligação a eles. Dessa forma tenta-se garantir que os desejos populares sejam postos em prática sem que sofram interferências político-partidárias. Em outras palavras, essa seria a maneira de responder à pergunta “como esperar que os políticos votem em algo que pode prejudicar seus próprios interesses?”. A solução: um conselho deliberativo sem a participação deles, uma Constituinte Exclusiva.

Além de um novo sistema político, o Movimento também procura acabar com a influência do poder econômico nas decisões públicas e, de outra ponta, assegurar aos cidadãos a possibilidade de convocar plebiscitos e referendos – algo que hoje somente o Congresso Nacional pode fazer.

Fonte: Com informações do Sindaspi/SC

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s