Dia Nacional do Saci-Pererê será comemorado nesta sexta

dia-do-saci-perere-31-de-outubroA Celebração do Dia Nacional do Saci-Pererê acontece nesta sexta-feira, 31 de outubro, das 15h30 às 17 horas, na Esquina Democrática, em frente à igreja São Francisco, em Florianópolis. Haverá música, contação de histórias, brincadeiras e distribuição de “sacizinhos”.

A promoção do evento é da Revista Pobres & Nojentas, com apoio do Sintufsc, do Sintrajusc, do Sindprevs/SC e do Sinergia.

Venha comemorar o Dia Nacional do Saci-Pererê. Mais informações com Elaine Tavares 9907-8877.

A LENDA

Basta que exista um bambuzal e, de repente, de dentro dos caniços, nascem os sacis. É como eles vêm ao mundo, dispostos a fazer estripulias. Conta a história que esses seres já existiam bem antes do tempo que os portugueses invadiram nossas terras. Ele nasceu índio, moleque das matas, guardião da floresta, a voejar pelos espaços infinitos do mundo Tupi-Guarani. Depois, vieram os brancos, a ocupação, e a memória do ser encantado foi se apagando na medida em que os próprios povos originários foram sendo dizimados.

Quando milhares de negros, caçados na África e trazidos à força como escravos, chegaram no já colonizado Brasil, houve uma redescoberta. Da memória dos índios, os negros escravos recuperaram o moleque libertário, conhecedor dos caminhos, brincalhão e irreverente. Aquele mito originário era como um sopro de alegria na vida sofrida de quem se arrastava com o peso das correntes da escravidão. Então, o moleque índio ficou preto, perdeu uma perna e ganhou um barrete vermelho, símbolo máximo da liberdade. Ele era tudo o que o escravo queria ser: livre! Desde então, essa figura adorável faz parte do imaginário das gentes nascidas no Brasil.

Fonte: Blog Eteia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s