Sindes participa de atividades do Dia da Consciência Negra nesta quinta-feira

Para marcar o Dia Nacional da Consciência Negra, entidades sindicais realizam nesta quinta-feira, 20 de novembro, diversas atividades culturais e políticas.

Pela manhã, das 9h às 12h, ocorre atividades em frente à Catedral Metropolitana, no Centro de Florianópolis. Haverá apresentação de grupos de dança e hip-hop, além de distribuição de cartilhas sobre anemia falciforme.

À noite, às 19 horas, acontece o debate O Negro na telenovela brasileira, com o professor do Departamento de Estudos Sociais da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ivo Pereira de Queiroz, também militante do Movimento Negro Unificado (MNU). A atividade será realizada no auditório do Sindicato dos Bancários de Florianópolis e Região (Rua Visconde de Ouro Preto, 308 – Centro).

Além do Sindes, participam da organização dos eventos as seguintes entidades: Sindprevs/SC, Sinte, Sinergia, Sintrasem, Sintrafesc e o Movimento Negro Unificado (MNU).

Por que o Dia da Consciência Negra?
No dia 20 de novembro comemora-se o Dia Nacional da Consciência Negra, em homenagem à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares. O Dia da consciência Negra é marcado pela luta contra o preconceito racial, contra a inferioridade da classe perante a sociedade.

Quem foi Zumbi dos Palmares?
Zumbi é considerado um dos grandes líderes de nossa história. Símbolo da resistência contra a escravidão, lutou pela liberdade de culto religioso e prática da cultura africana no Brasil Colonial.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s