“Democratização da comunicação e o falso discurso da censura” foi tema de debate em Curitiba

imagem-gustavo

Foto: Joka Madruga

Gustavo Gindre, especialista em regulação audiovisual, da Ancine, fala sobre “Democratização da comunicação e o falso discurso da censura” durante o 4º Seminário Unificado de Imprensa Sindical, em Curitiba

“Do ponto de vista do acesso à informação, você não tem como fugir da Globo”, definiu o jornalista Gustavo Gindre, que direcionou sua fala ao conteúdo audiovisual, especialmente à televisão, que atinge 95% dos lares brasileiros. “Há uma identidade brasileira produzida a partir de uma única cidade, num país continental. Nós não vemos no Brasil produção regional. Todo o conteúdo é a partir do eixo Rio-São Paulo”, destacou.

Sobre o discurso de censura da mídia e a democratização da comunicação, ele exemplificou que no Brasil não se pode falar em limite à propriedade dos meios de comunicação e que, se antes era falado em concentração da mídia entre 10 famílias, atualmente o oligopólio da comunicação no país se caracteriza como monopólio, já que o lucro líquido das empresas de comunicação das outras nove famílias é apenas 25% do que lucram as empresas Globo, da família Marinho. “É um fenômeno esse descolamento da Globo desses grupos privados”.

Gindre destacou exemplos de outros países, como por exemplo nos Estados Unidos, onde não há esse tipo de concentração da propriedade dos meios que produzem conteúdo. “Estou usando como referência as democracias liberais burguesas. No contexto brasileiro estamos muito aquém e caminhar para isso já seria enfrentar o oligopólio privado”.

Fonte: Portal Terra sem Males
Produzido por Paula Zarth Padilha

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s