Trabalhadores da Comcap aprovam greve por tempo indeterminado

imagem-greve-comcapNesta segunda-feira, 10/7, os trabalhadores da Comcap aprovaram greve por tempo indeterminado. Tal deliberação aconteceu após o executivo enviar para a Câmara de Vereadores, em caráter de urgência, um Projeto de Lei que pretende transformar a empresa de economia mista em autarquia.

Apesar da prefeitura apresentar a proposta como solução econômica para a empresa, trabalhadores e sindicato, a partir dos pareceres apresentados pelas assessorias jurídicas do Sintrasem, são contrários ao modelo que deve gerar inseguranças trabalhistas para os servidores e criar mecanismos para acelerar o processo de privatização. O endividamento da companhia é de responsabilidade do executivo, portanto os trabalhadores não podem ser prejudicados pela sua política e gestão ruins.

O modelo autárquico impossibilita a celebração de acordos coletivos de trabalho. Além disso, o Estatuto dos Servidores Civis do Município não comporta os direitos históricos dos trabalhadores da Comcap. Em vários municípios em que este modelo foi empregado, não foi feito novo concurso para contratar trabalhadores, esvaziando a empresa até que ela se tornasse apenas gestora dos serviços, com empregados, na maioria, terceirizados.

Fonte: Com informações do Sintrasem

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s