agenda cultural

AGOSTO 2017

Cinema Paradigma Cine Arte
O Sindes fechou um contrato com o Cinema Paradigma Cine Arte. O convênio dá direito a 50% de desconto no ingresso inteiro, para os filiados do Sindes e um acompanhante. Para ter direito ao desconto é necessário apresentar a carteirinha de identificação do Sindes. O Cinema Paradigma Arte Cine funciona Rodovia José Carlos Daux -SC 401- n° 8600, Santo Antônio de Lisboa (Centro Empresarial Corporate Park). Para obter mais informações ou ter acesso a programação dos filmes é só  entrar em contato pelos telefones (48) 3953-2300 / 3239-7777.

Feirinha da Lagoa
Participam aproximadamente 125 expositores que comercializam produtos em cerâmica, renda de bilro, bijouterias, antiguidades, tecelagem, escultura em plantas, material reciclado, trabalhos em palha, móveis, cestaria, quitutes, entre outros.
Local: Ao lado do Centro Cultural Bento Silvério (Casarão da Lagoa) – Lagoa da Conceição.
Horário: Domingos das 17h às 23h (horário de verão). Fora da temporada, a feira fica das 15h às 20h.
Mais informações: (48) 3232-1514 ou pelo e-mail feiradalagoa@gmail.com

Fundação Cultural Badesc
Local: Fundação Badesc (Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis/SC)
Mais informações podem ser obtidas em http://www.fundacaoculturalbadesc.com

Exposição Espaço Fernando Beck
CIRCUITO PROPAGAÇÕES
Exprimível do Vazio, de Juliana Hoffmann
Visitação até 24 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 12 às 19h.
As obras estão envoltas pela memória, em um movimento de repetição e diferenciação, por onde as imagens retornam, modificam-se e ressignificam-se em cada composição. Nesse atravessamento, a artista vem construindo, ao longo de sua trajetória, obras que partem do repertório do vivido. Juliana Hoffman é artista visual e a mostra tem curadoria de Juliana Crispe.

Exposição Espaço 2
O Mundo que Cabe nas Pupilas, de Cassia Aresta
Visitação até 27 de julho, de segunda a sexta-feira, das 12 às 19h.
Exposição com fotos em que mostram-se paisagens achadas que não foram previamente imaginadas. Cassia Aresta é artista visual, trabalha e reside em Florianópolis.

SILÊNCIO, de Fabio Dudas
Visitação até 6 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 12 às 19h.
O silêncio é o elemento predominante nos trabalhos apresentados nesta exposição. O silêncio no sentido de não falar, não contar um segredo. O silêncio omisso. O silêncio do luto, da resignação, do inexprimível. Fabio Dudas é artista visual bacharel em Pintura pela EMBAP/PR.

Café da Fundação Chef Português
Aberto de segunda a sexta-feira, das 12 às 20h.
Venha conhecer o Café Chef Português, na Fundação Cultural Badesc, que oferece um cardápio variado, com sanduíches de pão português, tapas de vegetais, frutos do mar, doces portugueses, cervejas, vinhos especiais e muito mais!

Cineclube Badesc – Exibido às 19h na Fundação Badesc (Rua Visconde de Ouro Preto, 216).

Dia 21 de agosto às 19h, Cine Africano
Yesterday
De Darrell Roodt. África do Sul. 2004. 98min. Drama. 16 anos.
Yesterday é uma moça do Sul da África que vem a adoecer e a descobrir que é portadora do vírus da Aids. A doença faz com que seu marido a rejeite, e, em meio a tanto sofrimento, que ela lute para sobreviver e ver sua filha indo para a escola.

Dia 22 de agosto às 19h, Retrato do Cineasta Enquanto Jovem
Ecce Bombo
De Nanni Moretti. Itália. 1978. 103 min. Comédia, drama. Sem classificação.
Grupo de amigos que participou dos movimentos estudantis da década de 60 se reúne em restaurante para jogar conversa fora e divagar sobre sua situação.

Dia 23 de agosto às 19h, Art 7 – Ciclo: Vida dos pintores
Egon Schiele – Excesso e Punição
De Herbert Vesely. Alemanha. 1981. 95min. Biografia / Drama. Classificação 18 anos.
Os amores e as polêmicas na vida do austríaco Egon Schiele, que sofreu críticas por conta de suas obras, consideradas “pornográficas” para a época.

Dia 24 de agosto às 19h, Foco em Cinema
Tormento
De Mikio Naruse. Japão. 1964. 98 min. Drama. Sem classificação.
Viúva trabalha para manter a loja da família do marido morto, enquanto os sogros planejam fechar o negócio e abrir um supermercado no lugar.

Dia 25 de agosto às 19h, Foco em Cinema
Amantes
De James Gray. EUA, França. 2008. 110 min. Drama, romance. 14 anos.
Após tentativa de suicídio, homem se vê dividido entre duas mulheres com estilos de vida muito diferentes.
Comentarista: Bruno Andrade, Crítico e pesquisador. Colaborou para publicações nacionais e internacionais, em mídia impressa e online. Editor da Foco – Revista de Cinema.

Dia 28 de agosto às 19h, Cine Aliança Francesa
Lumumba
De Raoul Peck. França, Bélgica, Alemanha. 2000. 116 min. Biografia, histórico. Sem classificação.
A história da ascensão ao poder e do assassinato de Patrice Lumumba, primeiro ministro do Congo quando este se tornou independente, que foi vilanizado pela imprensa internacional graças a interesses econômicos da Bélgica e Estados Unidos.

Museu Hassis
O museu é uma homenagem à memória de Hiedy de Assis Corrêa – Hassis. Seu acervo gráfico conta com um grande número de painéis murais, telas, obras em papel, reproduções, filmes e fotografias.
Local: Rua Luiz da Costa Freylesben, 87 – Itaguaçu.
Valor: Gratuito. Informações: (48) 3244-1082 ou pelo site fundacaohassis.org.br

Museu Victor Meirelles
Sobrado tipicamente luso-brasileiro do final do século XVIII, onde nasceu Victor Meirelles de Lima, uma das maiores expressões da arte brasileira. Além de obras do célebre pintor, o museu também apresenta exposições periódicas de artistas catarinenses.
Local: Rua Victor Meirelles, 59 – Centro.
Valor: Gratuito. Informações: (48) 3222-0692 ou pelo site museuvictormeirelles.blogspot.com

Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa
Ao longo de mais de dois séculos o Palácio Cruz e Sousa foi sede de importantes fatos políticos do estado catarinense. O Antigo Palácio do Governo constitui por si só um verdadeiro Museu – exemplar da arquitetura eclética do século XIX, detentor de um acervo valioso, representativo da memória política barriga-verde, com mobiliários, obras de arte, objetos e documentos oficiais e particulares.
Local: Praça XV de Novembro, 227 – Centro.
Informações: (48) 3028-8091 ou pelo site mhsc.sc.gov.br

Museu da Imagem e do Som – MIS
Na Sala Multimídia periodicamente são exibidos filmes de qualidade, brasileiros e estrangeiros. Em função do acordo estabelecido entre uma distribuidora de vídeo e a direção do MIS, as pessoas podem assistir aos filmes gratuitamente e utilizar o espaço para realizar eventos voltados a atividades audiovisuais.
Local: Av. Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica.
Valor: Gratuito. Informações: (48) 3953-2325 ou pelo site www.missc.org.br